" Morre, aos 84 anos, Jair da Costa, campeão do mundo pela seleção de 62 "
- Rogerio Rodrigues
- 27 de abr.
- 1 min de leitura
Jair da Costa: um dos primeiros brasileiros a brilhar na Europa

Jair da Costa foi um dos pioneiros do futebol brasileiro no cenário europeu. Revelado pela Portuguesa, clube em que atuou entre 1960 e 1962, o ex-ponta rapidamente chamou atenção com seu talento e velocidade.
Em 1962, Jair disputou sua única partida pela Seleção Brasileira: uma vitória por 3 a 1 sobre o País de Gales, em amistoso no estádio do Pacaembu. Naquele mesmo ano, foi convocado pelo técnico Aymoré Moreira como reserva de Garrincha na campanha do bicampeonato mundial conquistado no Chile.
Após o Mundial, Jair da Costa iniciou sua trajetória vitoriosa no futebol europeu, defendendo a Inter de Milão. Pelo clube italiano, conquistou dois títulos da Champions League, dois Mundiais Interclubes e quatro títulos do Campeonato Italiano (Serie A). Um dos momentos mais marcantes de sua carreira aconteceu na final da Champions League 1964/65, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Benfica, garantindo o troféu para a Inter.
Durante sua passagem pelo clube de Milão, Jair disputou 266 partidas e balançou as redes 70 vezes. Em 1972, transferiu-se para a Roma antes de retornar ao Brasil. No ano seguinte, vestiu a camisa do Santos e conquistou o Campeonato Paulista de 1973. Ao todo, o ex-atacante fez 57 jogos pelo Alvinegro Praiano, tendo feito 57 jogos e marcado 10 vezes em duas temporadas.
Jair da Costa encerrou sua carreira profissional em 1976, jogando pelo Windsor City, do Canadá, deixando seu nome marcado como um dos primeiros brasileiros a fazer história na Europa.















Comentários