" São Paulo é eliminado pelo Athletico-PR nos pênaltis e dá adeus à Copa do Brasil "
- Rogerio Rodrigues
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
O São Paulo foi eliminado da Copa do Brasil 2025 nas oitavas de final, após perder para o Athletico-PR nos pênaltis por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (6), na Arena da Baixada, em Curitiba.

No tempo regulamentar, o Furacão venceu por 1 a 0, gol marcado por Esquivel, igualando o placar agregado em 2 a 2 — já que o Tricolor havia vencido o jogo de ida no Morumbis por 2 a 1.
A decisão foi para os pênaltis, e o goleiro Santos brilhou, defendendo as três cobranças do São Paulo (Sabino, Tapia e Jandrei), garantindo a classificação do Athletico-PR para as quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o Furacão aguarda o sorteio da CBF, marcado para terça-feira (12), no Rio de Janeiro, para conhecer seu próximo adversário.
São Paulo joga com um a menos desde o início
O duelo ficou complicado logo no início para o São Paulo. Com apenas três minutos de jogo, o goleiro Rafael foi expulso após sair da área e cometer falta em Viveros, que ficaria cara a cara com o gol. Mesmo com um a menos, o Tricolor conseguiu se segurar até o segundo tempo.
O Athletico-PR, apesar da vantagem numérica, demorou para criar chances reais. A primeira boa oportunidade veio aos 42 minutos do primeiro tempo, em finalização de Esquivel desviada por Zapelli, mas o goleiro Jandrei, que entrou no lugar de Rafael, fez boa defesa.
Gol de Esquivel leva decisão aos pênaltis
No segundo tempo, o São Paulo até balançou as redes com Luciano, mas o gol foi anulado por impedimento. O Furacão abriu o placar aos 23 minutos, com chute de Esquivel de fora da área que desviou duas vezes antes de entrar: em Marcos Antônio e em Renan Peixoto.
Mesmo pressionando, o Athletico não conseguiu ampliar. A decisão então foi para os pênaltis, onde o goleiro Santos foi o herói: defendeu as cobranças de Sabino, Tapia e até do goleiro Jandrei, enquanto Giuliano, Esquivel e Mendoza marcaram para o time da casa.
Próximos compromissos
Com a eliminação na Copa do Brasil, o São Paulo agora foca exclusivamente no Campeonato Brasileiro. O Tricolor volta a campo no sábado (10), às 18h30, no Morumbis, contra o Vitória, pela 19ª rodada do Brasileirão 2025.
Já o Athletico-PR, classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, aguarda o sorteio para descobrir seu próximo desafio no torneio mata-mata.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR (3) 1 X 0 (0) SÃO PAULO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data:6 de Agosto de 2025, quarta-feira
Horário:19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Público: 30.501 torcedores
Renda: R$ 1.543.590,00
GOL: Esquivel, aos 24' do 2ºT (Athletico-PR)
Cartão vermelho: Rafael, aos 3' do 1ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Bobadilla, Arboleda e Jandrei (São Paulo) / Viveros, Fábio Moreno, Léo Pelé e Zapelli (Athletico-PR)
ATHLETICO-PR Santos; Benavídez, Léo Pelé e Esquivel; Kauã Moraes (Renan Peixoto), Patrick, Dudu (Alan Kardec), Zapelli (Giuliano) e Léo Derik (Leozinho); Mendoza e Viveros.















Comentários