" São Paulo vence de virada a Lusa, com gol de Ryan Francisco"
- Rogerio Rodrigues
- 30 de jan.
- 3 min de leitura
Ryan Francisco brilha e garante virada do São Paulo sobre a Portuguesa no Paulistão 2025

A estrela de Ryan Francisco voltou a brilhar nesta quarta-feira (28). Com um gol decisivo nos acréscimos, o atacante de 18 anos garantiu a vitória de virada do São Paulo por 2 a 1 sobre a Portuguesa, na Mercado Livre Arena Pacaembu, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. Além do jovem destaque, André Silva marcou para o Tricolor em cobrança de pênalti. Renan Peixoto foi o autor do gol da Lusa, abrindo o placar.
Com o elenco principal poupado após dois jogos consecutivos com os titulares, o São Paulo entrou em campo com uma equipe inteiramente reserva. Mesmo assim, a partida foi decidida pelo talento de Ryan Francisco, campeão da Copinha e artilheiro do torneio com dez gols em oito jogos. O jovem atacante demonstra cada vez mais que pode ser a próxima grande estrela do elenco profissional.
O Tricolor volta a campo no próximo sábado (1º), às 20h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Santos na Vila Belmiro, em clássico válido pela 6ª rodada do Paulistão. Já a Portuguesa enfrenta o Botafogo-SP no mesmo dia, às 16h, novamente na Mercado Livre Arena Pacaembu.
Portuguesa abre o placar cedo A Portuguesa começou melhor e abriu o placar logo aos 14 minutos, pouco após a partida ser retomada devido a uma falha nos refletores do estádio. Em um erro de Bobadilla, que tentou sair jogando no campo de defesa, a bola sobrou para Renan Peixoto. O camisa 9 aproveitou o caminho livre até o gol e, ao ver o goleiro Jandrei escorregar, invadiu a área e marcou com uma bela cavadinha.
São Paulo reage e empata ainda no primeiro tempoO gol da Lusa acordou o São Paulo, que passou a pressionar em busca do empate. Aos 22 minutos, Erick fez boa jogada pela direita e cruzou à meia-altura, acertando o braço do defensor adversário. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. André Silva foi para a cobrança e mandou a bola no ângulo, deixando tudo igual.
O Tricolor quase virou minutos depois. Em uma jogada trabalhada, André Silva cruzou rasteiro para trás, Marcos Antônio ajeitou de letra, e Bobadilla finalizou da entrada da área, mas a bola passou rente à trave. Mais tarde, Marcos Antônio desperdiçou uma grande chance dentro da pequena área, chutando por cima do travessão após confusão na defesa da Portuguesa.
Gol anulado e pressão no final do primeiro tempo. Nos acréscimos da primeira etapa, Ferraresi criou perigo duas vezes pela direita. Na primeira, cruzou para André Silva, que dominou com o braço antes de finalizar para o gol, lance invalidado pelo árbitro. Na segunda, lançou Ferreira, que chutou de primeira, obrigando o goleiro a uma difícil defesa.
Segundo tempo movimentado. A Portuguesa começou bem na segunda etapa e quase voltou a liderar aos 12 minutos, quando Fernando Henrique soltou uma bomba da entrada da área, exigindo grande defesa de Jandrei.
O São Paulo cresceu no jogo e acumulou chances de virar. André Silva desperdiçou um cabeceio na área, e Ferreira, no rebote, carimbou o zagueiro. Bobadilla também tentou finalizar na sobra, mas a defesa da Lusa bloqueou novamente. Aos 35 minutos, Ferreira recebeu um passe em profundidade e bateu no cantinho, mas a bola explodiu na trave.
Ryan Francisco decide nos acréscimos, No fim do jogo, o técnico Luis Zubeldía colocou em campo os jovens campeões da Copinha, Ryan Francisco e Lucas Ferreira. A aposta deu resultado: aos 46 minutos, Ryan recebeu um passe em profundidade, saiu cara a cara com o goleiro e marcou o gol da virada, garantindo a vitória emocionante do São Paulo por 2 a 1 no Pacaembu.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 2 SÃO PAULO
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo
Data: 29 de janeiro de 2025, quarta-feira
Horário: 21h35 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Danilo Simon Manis e Luiz Alberto Nogueira
VAR: Daiane Muniz
Público: 8.399 torcedores.
Renda: R$ 707.810,00
Gols: Renan Peixoto, aos 14 do 1ºT (Portuguesa); André Silva, aos 22 do 1ºT, e Ryan Francisco, aos 46 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Santiago Longo, Patryck, Ruan (São Paulo); Tauã (Portuguesa)
PORTUGUESA: Rafael Santos; Alex Silva, Gustavo Henrique, Alex Nascimento e Pedro Henrique; Fernando Henrique, Hudson (Tauã) e Daniel Júnior (Rildo); Jajá Silva (Everton), Maceió (Guilherme Portuga) e Renan Peixoto (Kaue Dias).
Técnico: Cauan de Almeida.
SÃO PAULO: Jandrei; Ferraresi, Ruan, Sabino e Patryck (Enzo Díaz); Santiago Longo (Rodriguinho), Bobadilla e Marcos Antônio; Erick (Lucas Ferreira), Ferreira (Ryan Francisco) e André Silva (Calleri).
Técnico: Luis Zubeldía.















Comentários