" Santos vence o Vitória fora de casa e encerra sequência de sete jogos sem vitória no Brasileirão "
- Rogerio Rodrigues
- 25 de mai.
- 3 min de leitura
O Santos finalmente quebrou uma sequência negativa no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (25), o Peixe venceu o Vitória por 1 a 0 no Estádio Barradão, em Salvador, pela 10ª rodada do Brasileirão.

O gol da vitória santista foi marcado por Guilherme. Já Neymar, mais uma vez, iniciou a partida no banco de reservas e entrou apenas aos 17 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Santos conquistou sua primeira vitória sob o comando do técnico Cléber Xavier e colocou fim a um jejum de mais de um mês sem vencer — o último triunfo havia sido no dia 16 de abril. Apesar da vitória, o Alvinegro Praiano continua na zona de rebaixamento, mas deixou a vice-lanterna e agora ocupa a 18ª posição com 8 pontos. O Vitória, por sua vez, é o 17º colocado, com 9 pontos.
O jogo:
O Santos teve uma grande chance de abrir o placar logo no início da partida contra o Vitória, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Após belo lançamento de Barreal, Guilherme avançou livre e ficou cara a cara com o goleiro Lucas Arcanjo, mas finalizou por cima do gol, desperdiçando a oportunidade.
No entanto, aos 19 minutos do primeiro tempo, o camisa 11 se redimiu. Em uma jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo, Guilherme tocou para Deivid Washington, que encontrou Souza no corredor. O lateral cruzou na área, e Guilherme apareceu para cabecear com precisão, balançando as redes e colocando o Santos na frente: 1 a 0 para o Peixe.
O Vitória quase empatou logo em seguida. Aos 21 minutos, Osvaldo arriscou de fora da área e obrigou Gabriel Brazão a fazer grande defesa. No rebote, Renato Kayzer apareceu sozinho, mas cabeceou para fora. Pouco depois, o atacante baiano tentou novamente, dessa vez de longe, e Brazão espalmou para escanteio.
Antes do intervalo, o time da casa ainda teve mais uma oportunidade. Osvaldo cruzou em cobrança de falta e Lucas Halter cabeceou com perigo, mas a bola passou por cima do travessão.
Na segunda etapa, o Vitória seguiu pressionando. Aos 11 minutos, Lucas Braga, ex-Santos, arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Aos 16, Deivid Washington respondeu com um chute da entrada da área, mas a bola também foi para fora.
Aos 19 minutos, o Santos quase ampliou. Rollheiser acertou um chute forte de longa distância e a bola explodiu na trave esquerda de Lucas Arcanjo. Aos 26, o Vitória teve uma de suas melhores chances com Léo Pereira, que finalizou dentro da área, mas novamente Gabriel Brazão apareceu para salvar o time paulista.
Aos 38 minutos, Brazão foi decisivo mais uma vez ao sair do gol e defender uma cabeçada após cruzamento de Jamerson. Nos acréscimos, Neymar quase deixou o dele em cobrança de falta, mas Lucas Arcanjo fez uma grande defesa e evitou o segundo gol santista.
Próximos jogos do Santos e do Vitória
O Santos volta a campo nesta quarta-feira (29), às 19h (horário de Brasília), em amistoso internacional contra o RB Leipzig, da Alemanha. A partida será disputada no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso do Peixe será contra o Botafogo, no domingo (1º), às 16h, em casa, pela 11ª rodada.
Já o Vitória se prepara para um duelo decisivo pela Copa Sul-Americana. A equipe baiana encara o Universidad Católica do Equador nesta quarta-feira (29), às 21h30, no Estádio Olímpico Atahualpa, pela última rodada da fase de grupos.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 SANTOS
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data:25 de maio de 2025, domingo
Horário:18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
GOL: Guilherme, aos 19' do 1ºT (Santos)
Cartões amarelos: Luan Peres (Santos) / Matheuzinho, Ricardo Ryller e Baralhas (Vitória)
Cartão vermelho: nenhum
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Baralhas (Janderson), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller (Léo Pereira), Ronald e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Lucas Braga), Osvaldo (Erick) e Renato Kayzer.
Técnico: Thiago Carpini
SANTOS: Gabriel Brazão; Léo Godoy, João Basso (Luisão), Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Gabriel Bontempo); Barreal (Neymar), Deivid Washington (Luca Meirelles) e Guilherme (Thaciano).
Técnico: Cleber Xavier















Comentários