" Santos perde para o Grêmio fora de casa e afunda na zona de rebaixamento do Brasileirão "
- Rogerio Rodrigues
- 5 de mai.
- 3 min de leitura
O Santos continua em crise na temporada 2025. Em confronto direto contra a zona de rebaixamento, o Peixe foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, neste domingo (4), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O gol decisivo foi marcado por Cristian Oliveira, garantindo a vitória do Tricolor Gaúcho.

Com a derrota, o Santos chegou a quatro jogos consecutivos sem vencer — três pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil — e permanece na 19ª colocação, com apenas quatro pontos conquistados. A equipe comandada por [nome do treinador, se desejar incluir] está a três pontos do Fortaleza, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Já o Grêmio quebrou uma sequência de sete partidas sem vitórias e subiu para a 12ª posição, com oito pontos somados, ganhando fôlego na briga pela parte intermediária da tabela.
Primeiro tempo: Santos segura pressão inicial e cria boas chances com Soteldo e Deivid
Os primeiros minutos foram de pressão do Grêmio, especialmente pelo lado direito da defesa santista. Improvisado na lateral, Luisão recebeu cartão amarelo logo no início, assim como Luan Peres, deixando o Peixe em alerta. A torcida gremista chegou a pedir a expulsão, mas o VAR não recomendou revisão.
Apesar da pressão inicial, o Grêmio teve pouca criatividade ofensiva, enquanto o Santos cresceu no jogo. Aos 13 minutos, Deivid Washington recebeu bom passe na área, mas foi desarmado ao hesitar na finalização. Pouco depois, o atacante arriscou de fora da área, exigindo ótima defesa de Volpi.
Aos 37 minutos, Soteldo avançou pela esquerda e cruzou para João Schmidt, que finalizou com desvio e quase abriu o placar. O volante ainda teve mais uma oportunidade de cabeça, mas mandou por cima. Aos 40, Soteldo tentou resolver sozinho, cortou para o meio e chutou colocado, mas Wagner Leonardo salvou de cabeça.
Segundo tempo: Cristian Oliveira marca e garante vitória do Grêmio
Na volta do intervalo, o Grêmio quase abriu o placar com menos de um minuto: Braithwaite cabeceou com perigo, mas parou no goleiro Brazão.
O Santos respondeu com Soteldo aos 8 minutos, que cruzou da linha de fundo. Deivid Washington ficou com a sobra após confusão na área, mas foi travado no momento do chute. Aos 28, o camisa 10 do Peixe tentou em cobrança de falta, mas isolou.
Aos 31 minutos, veio o gol decisivo do Grêmio. Alysson foi lançado pela direita e cruzou rasteiro. Luisão afastou mal, Monsalve ajeitou e Camilo finalizou — a bola desviou e sobrou limpa para Cristian Oliveira, que bateu firme na saída do goleiro para fazer 1 a 0.
O Santos ainda tentou reagir, especialmente com jogadas de Soteldo. Aos 38 minutos, ele cruzou para Zé Ivaldo, que cabeceou com perigo, mas por cima. Nos minutos finais, o Peixe seguiu rondando a área gremista, mas não conseguiu evitar mais uma derrota no Brasileirão.
Próximos jogos: Santos busca reabilitação, Grêmio vira a chave para a Sul-Americana
O Santos volta a campo na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 20h (horário de Brasília), quando recebe o Ceará na Vila Belmiro, em partida válida pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio agora foca na Copa Sul-Americana. O time gaúcho enfrenta o Club Atlético Grau, fora de casa, nesta quarta-feira (7), às 21h30, pela 4ª rodada da fase de grupos. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será no sábado (10), às 18h30, contra o Red Bull Bragantino, novamente em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SANTOS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, RS
Data: 04 de abril de 2025, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa e Thiago Henrique Farinha
VAR: Gilberto Rodrigues Castro
Cartões amarelos: Igor, Braithwaite, Kannemann, Marlon, Edenilson (Grêmio); Luan Peres, Luisão (Santos)
GOL: Cristian Olivera, aos 31 do 2ºT (Grêmio)
GRÊMIO: Tiago Volpi; Igor, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar (Camilo), Dodi, Edenilson (Alysson), Cristaldo (Monsalve) e Cristian Olivera (Arezo); Braithwaite (Viery)
Técnico: Mano Menezes
SANTOS: Gabriel Brazão; Luisão (JP Chermont), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar (Kevyson); Tomás Rincón, João Schmidt (Mateus Xavier) e Thaciano; Rollheiser (Gabriel Bontempo), Deivid Washington (Tiquinho Soares) e Soteldo
Técnico: Cléber Xavier















Comentários