"Botafogo perde para o Racing no primeiro jogo da decisão da Recopa"
- Rogerio Rodrigues
- 20 de fev.
- 3 min de leitura
A Recopa Sul-Americana é disputada entre o campeão da Libertadores (Botafogo) e o campeão da Sul-Americana, (Racing), que decidem a taça em jogos de ida e volta. O jogo de ida será disputado no El Cilindro, casa do Racing, com a volta marcada para o próximo dia 27, no Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo. Vale lembrar que ambas as equipes buscam o título inédito da Recopa, já que nunca foram campeões.

( Foto Vitor Silva / Botafogo )
Botafogo perde para o Racing e se complica na final da Recopa Sul-Americana
O Botafogo saiu em desvantagem na decisão da Recopa Sul-Americana 2025. Na noite desta quinta-feira (data), o time alvinegro foi dominado pelo Racing e perdeu por 2 a 0, no Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires. Os gols da equipe argentina foram marcados por Vietto, de pênalti, no primeiro tempo, e Martínez, na etapa final.
Situação do Botafogo na Recopa
Com o resultado, o Glorioso precisa de uma vitória por três gols de diferença no jogo de volta para conquistar o título. Caso vença por dois gols, a decisão será nos pênaltis. Já o Racing pode perder por até um gol de diferença para garantir o troféu.
Primeiro tempo: Racing domina e abre o placar
A partida começou movimentada, com ambas as equipes buscando o ataque. A primeira oportunidade veio aos seis minutos, quando Salas recebeu na área e finalizou por cima do travessão.
O Botafogo respondeu e tentou pressionar, mas quase sofreu o gol aos 18 minutos. Em um rápido contra-ataque, Salas foi lançado e finalizou para grande defesa de John, que evitou o pior.
O primeiro chute do Botafogo só aconteceu aos 20 minutos, com Savarino, que recebeu lançamento, invadiu a área e chutou por cima. Pouco depois, o Racing assustou em um cabeceio perigoso de Martínez.
Aos 27 minutos, o lance que mudou o jogo: após disputa na área, Alexander Barboza atingiu Martínez com o braço. O VAR chamou a arbitragem, que marcou o pênalti. Vietto cobrou com precisão, sem chances para John, abrindo o placar para o Racing.
O Botafogo sentiu o gol e viu o time argentino controlar o jogo. Ainda assim, conseguiu segurar o ímpeto ofensivo dos donos da casa e foi para o intervalo perdendo por apenas 1 a 0.
Segundo tempo: Racing amplia e complica o Botafogo
Na etapa final, o Racing manteve o domínio e quase ampliou logo aos cinco minutos. Zuculini aproveitou um rebote e chutou em direção ao gol, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
Mesmo com dificuldades para criar jogadas, o Botafogo aumentou a intensidade no ataque. Porém, aos 17 minutos, os argentinos aproveitaram os espaços e marcaram o segundo gol. Martínez recebeu lançamento, entrou na área e tocou na saída de John, ampliando o placar para 2 a 0.
Os brasileiros ainda tentaram reagir, mas foram pouco efetivos no ataque. Enquanto isso, o Racing seguiu perigoso e quase marcou o terceiro gol. Nardoni passou por Barboza, mas chutou sobre o travessão. Logo depois, Martirena obrigou John a fazer uma boa defesa, e no rebote, Salas finalizou para fora.
Nos minutos finais, o Botafogo perdeu ainda mais força ofensiva e viu o Racing administrar o jogo. Para piorar, o time alvinegro terminou com um jogador a menos após a expulsão de Cuiabano.
Próximo jogo: decisão no Rio de Janeiro
O duelo de volta da Recopa Sul-Americana 2025 será disputado no Estádio Nilton Santos, na próxima data. O Botafogo precisará reverter a desvantagem e fazer uma grande atuação para conquistar o título.
Acompanhe todas as notícias sobre o Botafogo na Recopa Sul-Americana e fique por dentro das novidades do futebol sul-americano!
FICHA TÉCNICA
RACING-ARG 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Estádio El Cilindro, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 20 de fevereiro de 2025 (Quinta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Felipe González (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Miguel Rocha (Chile)
VAR: Rodrigo Carvajal (Chile)
Cartões amarelos: Di Cesare, Martirena, Nardoni e Zaracho (Racing); Alexander Barboza, Newton, Rwan Cruz e Danilo Barbosa (Botafogo)
Cartão vermelho: Cuiabano (Botafogo)
GOLS
RACING: Luciano Vietto, aos 30min do primeiro tempo; Martínez, aos 17min do segundo tempo
RACING: Gabriel Arias, Marco Di Cesare, Colombo e Santiago Quiros; Martirena, Juan Nardoni, Zuculini e Gabriel Rojas; Vietto (Zaracho), Maximiliano Salas (Rodríguez) e Adrián Martínez
Técnico: Gustavo Costas
BOTAFOGO: John, Vitinho, Danilo Barbosa, Alexander Barboza e Alex Telles; Allan (Rwan Cruz), Newton, Marlon Freitas e Jefferson Savarino (Kauê); Igor Jesus e Matheus Martins (Cuiabano)
Técnico: Cláudio Caçapa















Comentários